# Síndrome do Impostor: ### Estamos juntos nisso
- Você: - Tem medo de falhar? - Ignora elogios feitos à você? - Não dá valor às suas próprias realizações?
- Você pensa ou já pensou: - "Eu sou uma fraude"? - "Só tem fera e eu no meio!" - "Vou ficar quieto para não falar bobagem e acharem que sou um idiota"? - "Eu consegui mas foi pura sorte"
- Sensação de que estamos enganando as pessoas - Sensação de que não pertencemos aquele meio - A persistente incapacidade de acreditar que o sucesso é merecido ou foi legitimamente alcançado como resultado de seus próprios esforços ou habilidades. (Dic. Oxford, 2017)
## Como surgiu essa ideia Antonio? ##### Marco Antônio (Somatório) ![Somatorio](imgs/marco-junior.jpeg) * Organizer DevOpsDays * https://www.linkedin.com/in/somatorio/
## O Ciclo de Vida da Procrastinação ![procrastinacao](imgs/procrastinacao.png) ![ciclo-procrastinacao](imgs/ciclo-procrastinacao.png)
## Quem Sofre mais? ![Mulher](imgs/mulher.png)
Principais consequências:
Perfeccionista
- Perfeccionistas definem metas altas; - Tem dificuldades em delegar; - Microgerenciador; - Se não está perfeito, então falhou.
Super humano
- Acha que as pessoas ao redor são incríveis; - Trabalham além do que deveriam; - No descanso, continuam pensando no trabalho; - Levam críticas do trabalho como pessoais.
Gênio natural
- Se não conseguir fazer algo facilmente, então ela falhou; - cresceu sendo a pessoa mais inteligente da família; - Não gosta da idéia de ter mentores.
Individualista inflexível
- Pedir/Aceitar ajuda é um problema; - Precisa concluir as coisas sozinho.
Expert
- Acredita que enganou as pessoas ao redor; - Precisa fazer vários cursos para compensar; - Se trava ao ser considerado especialista em algum assunto; - Temem ser expostos como inexperiente em algum assunto.
Efeito Dunning Kruger ![Dunning Kruger](imgs/dunning-kruger.svg)
- Avalie seus comportamentos; - Aprenda a ver seus erros como parte do processo e oportunidades de aprendizado; - Feito é melhor do que perfeito; - Comece os projetos o mais cedo possível, admita que eles nunca ficarão perfeitos e que não haverá um "momento perfeito"; - Afaste-se ao máximo da necessidade de validação externa; - Aprenda a não levar críticas construtivas para o lado pessoal; - Se veja como um trabalho em progresso, mesmo as pessoas mais confiantes precisam estudar e se preparar.
- Lembre-se que pedir ajuda não te torna menos capaz; - Mentore colegas; - Pratique voluntariado; - Descubra o seu "expert interior"; - Mantenha o ambiente de trabalho aberto ao máximo para conversas sobre isso; - Faça com que as pessoas se sintam confortaveis em se abrir; - Não transforme as pessoas do seu time em super-heróis.
- Não compare o seu processo com o palco de ninguém; - Todo mundo tem problemas; - Busque Mentores; - Peça conselhos, sempre que puder.
- Converse com amigos sobre esse assunto; - Aceite os elogios que te fizerem; - Lembre que todo **mundo erra**; - **Não sabemos tudo** e tudo bem; - Comemore conquistas, mesmo que sejam pequenas; - Busque orientação profissional.
## Mas quem é esse cara afinal? ##### Antonio Pedro Ferreira ![Peu](imgs/antonio.png) * Fundador do IIT * Gerente de Tecnologia no Nubank * Membro da Forbes BLK * Community Manager do GDG Salvador * Formado em Computação pela UNIFACS * MBA em Gerenciamento de Projetos * Mestrando em Mecatrônica UFBA
# Obrigado meu povo email: contato@antoniopedro.com.br ![Peu](imgs/qr_code.png) Slides em: http://antoniopedro.com.br/talks/sindrome-impostor